Produtores de flores e plantas ornamentais do estado se organizam para fornecer para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.
Produtores fluminenses de flores e plantas ornamentais estão se organizando para obter a certificação de produção sustentável para atender a demanda do Comitê Olímpico Rio 2016 para as Olimpíadas e Paralimpíadas.
Além de buquês para premiação dos atletas vencedores, as flores serão utilizadas na decoração de instalações esportivas e alojamentos de atletas e comissões técnicas.
![]() |
Uma das lideranças na floricultura nacional, o Rio de Janeiro conta com vantagens competitivas para seus produtores, devido ao grande número de espécies aqui cultivadas.Adicionar legenda |
A coordenadora do Programa Florescer, da secretaria estadual de Agricultura, Nazaré Dias, explica que o estado já conta com produtores de flores com certificação orgânica, mas a certificação exigida pelo Comitê leva em consideração aspectos de sustentabilidade da produção.
- Entre os quesitos exigidos pelas certificadoras estão o sistema de produção, a adoção de práticas que não agridam o meio ambiente e questões sociais ligadas as condições de trabalho dos envolvidos em toda a cadeia. Outra condição é que o fornecimento seja prioritariamente realizado por agricultores familiares - explicou ela.
Uma das lideranças na floricultura nacional, o Rio de Janeiro conta com vantagens competitivas para seus produtores, devido ao grande número de espécies aqui cultivadas, favorecidas pelos diferentes microclimas no estado, e proximidade com locais dos eventos.
![]() |
Áreas como o Mendanha e Rio da Prata, em Campo Grande, e Ilha de Guaratiba reúnem a maioria dos 350 produtores do município. A atividade movimenta em torno de R$ 100 milhões por ano |
Desde novembro do ano passado a secretaria estadual de Agricultura, através do Programa Florescer e da Emater-Rio, vem se reunindo com representantes do Comitê Olímpico Rio 2016, Ministério da Agricultura, Sebrae RJ e produtores para viabilizar a presença das flores fluminenses nos Jogos.
A coordenadora do Florescer antecipa que vários floricultores, das diversas regiões produtoras já manifestaram interesse em fornecer para o Comitê Olímpico Rio 2016. Paralelamente, estão sendo orientados para a certificação.
Um deles é a Guandu Tropical Flores, na Serra do Mendanha, em Campo Grande, no Rio de Janeiro. Maior produtora de flores e folhagens tropicais do estado, com quase 100 espécies cultivadas em 20 hectares, reúne condições para atender aos parâmetros.
![]() |
A Guandu Tropical Flores, na Serra do Mendanha, em Campo Grande, no Rio de Janeiro é a maior produtora de flores e folhagens tropicais do estado |
- Já estamos providenciando o cadastramento junto ao Sebrae. Será uma ótima oportunidade para promover o produto do Rio de Janeiro - acredita César Vital, um dos proprietários.
O município do Rio de Janeiro concentra a maior produção de flores tropicais no estado. Áreas como o Mendanha e Rio da Prata, em Campo Grande, e Ilha de Guaratiba reúnem a maioria dos 350 produtores do município. A atividade movimenta em torno de R$ 100 milhões por ano.
Secretaria estadual de Agricultura e Pecuária
Assessoria de Comunicação
Fotos: Robson Oliveira
Silvia Queiroz
Fotos: Robson Oliveira
Silvia Queiroz
Ana Angelica Gramático
0 comentários:
Postar um comentário